Vagões do metrô e VLT de Salvador terão Wi-Fi gratuito 4y491f

Da Redação
Os vagões do Sistema Metroviário de Salvador e do futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) contarão com o gratuito à internet por Wi-Fi. O serviço, que já está disponível nas plataformas e mezaninos das estações de metrô desde 2022, deve ser implantado nos trens em até 60 dias, segundo a Companhia de Transportes da Bahia (CTB).
A informação foi confirmada pelo diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente, que ressaltou o impacto da medida na rotina dos ageiros. “É uma economia para as pessoas, que muitas vezes usam parte da renda em pacotes de dados. Com o gratuito, esse gasto poderá ser destinado a outras prioridades”, afirmou em entrevista ao A Tarde.
A instalação dos roteadores integra o orçamento da ampliação do Tramo III do metrô. “Quando levamos o sistema até Águas Claras, fizemos ajustes no localizador dos trens e investimos em cabeamento para viabilizar a instalação da rede Wi-Fi nos vagões. O investimento total foi de R$ 11 milhões”, explicou Lafuente.
Para ar o Wi-Fi nas estações, basta se conectar à rede “ConectaBahia” e preencher um cadastro com nome, F, e-mail e senha. Após o primeiro o, não é necessário repetir o cadastro nas demais estações. Cada conexão permite 10 minutos de navegação, renováveis. Dois links são dedicados exclusivamente ao serviço.
O projeto, no entanto, não inclui a cobertura de internet nos terminais de ônibus integrados ao sistema.