quinta-feira, 22 de maio de 2025 3k6o4y

Colisões contra postes na Bahia já deixaram mais de 600 mil pessoas sem energia em 2025 6u6x5

Foto: Reprodução

Da Redação

O número de colisões de veículos contra postes da rede elétrica na Bahia caiu 12,5% nos primeiros quatro meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Segundo levantamento da Neoenergia Coelba, os acidentes resultaram na interrupção do fornecimento de energia para mais de 634 mil pessoas, o que representa uma redução de 9,4% na comparação anual.

Apesar da queda, os sinistros continuam ocorrendo diariamente em todas as regiões do estado, informou a companhia. “São veículos de todos os portes que colidem e causam rompimento de cabos, tombamento de postes e falta de energia. A recomposição da rede é um trabalho complexo, que exige cuidado das nossas equipes”, afirmou Rosy Santos, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.

O impacto dos acidentes é agravado quando ocorrem em áreas de grande circulação, como avenidas principais. Além da substituição de postes e cabos, a recuperação da rede muitas vezes depende da liberação do local pela perícia policial, o que pode atrasar o restabelecimento do serviço.

Prevenção e tecnologia

Para reduzir os danos causados pelas colisões, a empresa tem adotado medidas preventivas, como a instalação de tubos de concreto na base dos postes. Também tem investido em tecnologias de automação, como o sistema self-healing, que reconfigura automaticamente a rede e permite restabelecer o fornecimento em até 60 segundos, redirecionando a energia por outro caminho.

Mesmo assim, a distribuidora destaca que a direção defensiva continua sendo a principal forma de prevenção. “Adotar práticas seguras protege motoristas, ageiros e pedestres, e contribui para um trânsito mais eficiente”, diz a empresa.

Cuidados

A Neoenergia Coelba reforça que, em caso de colisão com poste e rompimento de cabos, as pessoas devem permanecer dentro do veículo, sem tocar em partes metálicas, até a chegada da assistência. A recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a distribuidora pelo telefone 116.

Além dos riscos à integridade física, os responsáveis por acidentes podem ter que arcar com os prejuízos causados à rede elétrica. Para evitar ocorrências, a orientação é seguir as leis de trânsito, respeitar os limites de velocidade e não dirigir sob efeito de álcool.

21 de maio de 2025, 15:40

Compartilhe: