EXCLUSIVO: “A qualidade dos vinhos brasileiros tem crescido consideravelmente nos últimos anos”, afirma Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS

por José Falcón Lopes
“Estamos vivenciando um cenário dinâmico e de evolução. A qualidade dos vinhos brasileiros tem crescido consideravelmente nos últimos anos e temos sido reconhecidos através de premiações nacionais e internacionais”. A afirmação é do produtor rural Luciano Rebellato, presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).
Uma das principais vozes em defesa do vinho brasileiro, Luciano Rebellato concedeu esta entrevista exclusiva para a Coluna VinhosBahia na qual ele analisa o cenário da vitivinicultura brasileira e identifica os principais obstáculos para o desenvolvimento do setor.
Rebellatto é também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul, e tem como meta à frente destas entidades o desenvolvimento da vitivinicultura nacional, tarefa que compreende desde o aprimoramento da produção de uvas (a base do setor) até o estímulo ao consumo dos rótulos brasileiros nos mercados interno e externo.
Sob a gestão de Rebellatto, o Consevitis-RS firmou um convênio com o Sebrae Nacional para a execução do projeto setorial Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira, que possui um investimento superior a R$ 2,4 milhões e, através do Projeto Imagem, tem dado visibilidade às principais regiões produtoras de sucos de uva, vinhos e espumantes do Brasil.
A pouco mais de uma semana da press trip do Projeto Imagem às vinícolas do Vale do São Francisco (que reúne produtores da Bahia e de Pernambuco por meio do Instituto Vinhovasf), Rebellatto observa ainda o desenvolvimento de novos terroirs no Brasil e destaca outras iniciativas importantes do Consevitis-RS. Uma entrevista que, sem dúvida alguma, merece ser lida na companhia de um bom vinho nacional ou de um excelente espumante brasileiro.
Coluna VinhosBahia: O Consevitis-RS teve participação ativa na Wine South America 2025 em Bento Gonçalves (RS), uma das feiras mais importantes do setor no continente americano. Diante disso, como o senhor analisa o cenário atual da vitivinicultura brasileira?
Luciano Rebellatto: Estamos vivenciando um cenário dinâmico e de evolução. A qualidade dos vinhos brasileiros tem crescido consideravelmente nos últimos anos e temos sido reconhecidos através de premiações nacionais e internacionais. A produção tem ganhado novas regiões em vários estados do Brasil, e estas têm ganhado destaque, com seus diferenciais e características. Esses movimentos são importantes para disseminar a cultura da uva e do vinho em um país continental como o nosso. Os maiores desafios para o setor são a alta carga tributária e a concorrência, muitas vezes desleal, com os importados, especialmente os produtos que entram por contrabando e descaminho. Ainda assim, com a vitivinicultura expandindo e se diversificando, o cenário futuro se mostra promissor.
Coluna VinhosBahia: Comparado a outros países, o consumo de vinho ainda é muito baixo no Brasil. Em contrapartida, muitos terroirs novos estão em desenvolvimento como o Cerrado, o Agreste Pernambuco e a Chapada Diamantina na Bahia. É possível fazer o mercado nacional se desenvolver e avançar mais nos próximos anos?
Luciano Rebellatto: O Nordeste, no geral, compreende vários biomas, e a riqueza da natureza presente nesta região possibilitou a produção de vinhos. Tendo o Rio São Francisco como fonte de irrigação, as vinícolas conseguem fazer colheitas diárias, mas especialmente separadas em duas grandes safras, um dos únicos lugares do mundo em que se consegue duas colheitas anuais. Devido a esse cenário, as empresas começaram a crescer nessa região e hoje possuímos grandes vinícolas que se especializaram, especialmente na produção de suco de uva 100%.
Coluna VinhosBahia: Como surgiu a ideia do Consevitis-RS de criar o Projeto Imagem?
Luciano Rebellato: O setor já teve outros convênios anteriores com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e uma das ações que funcionam muito bem com as vinícolas é o Projeto Imagem, pois a divulgação e a capilaridade alcançadas trazem visibilidade às vinícolas, aos produtos e à região produtora.
Coluna VinhosBahia: Qual a importância do Projeto Imagem para os polos vitivinícolas visitados?
Luciano Rebellato: O Projeto Imagem tem grande importância pois os influenciadores convidados divulgam as experiências oferecidas e os produtos degustados em suas redes sociais, enquanto os jornalistas produzem matérias e conteúdos que atingem muitos consumidores.
Coluna VinhosBahia: O único terroir da região Nordeste que será visitado pelo Projeto Imagem é o Vale do São Francisco. Ele é o terroir pioneiro no Nordeste e já possui Denominação de Origem. Qual a expectativa do Consevitis-RS em relação a essa visita?
Luciano Rebellatto: Vamos encontrar muita hospitalidade e vivenciar um roteiro incrível, com vinhos singulares. A região reforça o potencial do Brasil para produzir vinhos de qualidade em diferentes climas e condições. Nossos convidados com certeza sairão da press trip com muito conteúdo para gerar incontáveis matérias. Essa imersão será inesquecível.
Coluna VinhosBahia: Existe mais alguma questão importante sobre a vitivinicultura brasileira que deve ser destacada para os leitores da Coluna VinhosBahia?
Luciano Rebellatto: Agradecemos pelo espaço e convidamos a todos para que acompanhem o Consevitis-RS e suas iniciativas. O Instituto está apoiando estudos conduzidos pelo InCor de São Paulo sobre os benefícios do vinho e do suco de uva para a saúde. Há pouco menos de um ano lançamos o Observatório Vitivinícola, que congrega dados do setor. Além disso, temos um podcast “Vai de Vinho Brasileiro” para os enófilos, para citar apenas três das dezenas de projetos da entidade. Agradecemos a todos que fazem parte dessa caminhada rumo ao fortalecimento do setor vitivinícola brasileiro: produtores, cooperativas, indústrias, profissionais e consumidores que valorizam e acreditam no vinho brasileiro.
#A Coluna VinhosBahia é assinada pelo jornalista José Falcón Lopes ([email protected]).
Instagram: @VinhosBahia