Moradores de Itapebi furam bloqueio do DNIT e cruzam ponte interditada sobre o Rio Jequitinhonha 5s6j73

Da Redação
Moradores de Itapebi, no extremo sul da Bahia, têm desrespeitado o bloqueio imposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, interditada desde o início de maio. A estrutura, localizada na BR-101, é fundamental para o o entre a zona rural e o centro da cidade. A interdição tem gerado transtornos à população local, especialmente estudantes e trabalhadores.
De acordo com a TV Bahia, estudantes estão atravessando a ponte a pé para conseguir seguir até suas escolas. Como os ônibus escolares não podem mais transitar no local, os alunos precisam fazer o trajeto a pé até um ponto onde possam embarcar em outro transporte.
A situação é ainda mais crítica para moradores dos distritos de Ventania e do povoado de Caiubi, que dependem diariamente da travessia para ar serviços básicos no centro urbano.
A interdição total da ponte foi anunciada pelo DNIT no dia 2 de maio e teve início no dia 5. O órgão justificou a medida afirmando que laudos técnicos apontaram a precariedade da estrutura, inviabilizando a realização de serviços de reabilitação inicialmente previstos.
O tráfego de veículos pesados já estava suspenso desde janeiro. Com a interdição total, o DNIT anunciou que será necessária uma contratação emergencial para elaborar os projetos básico e executivo de engenharia, além da execução das obras. A intenção, segundo o órgão, é garantir uma solução “estrutural confiável e duradoura”, conforme as normas técnicas vigentes. No entanto, não há previsão para o início das intervenções.
Enquanto isso, moradores continuam buscando alternativas para atravessar o rio, mesmo com os riscos envolvidos na travessia da ponte interditada