quarta-feira, 28 de maio de 2025 3ih1g

Prefeito de Itapetinga fecha apoio a Jayme Vieira Lima para federal em 2026; Geddel quer “dobradinha” com Rodrigo Hagge 3b241d

Foto: Reprodução

Da Redação

O prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), vai apoiar a candidatura do atual presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Jayme Vieira Lima (MDB), a deputado federal em 2026. O acerto foi sacramentado durante uma reunião política ocorrida no final de semana entre o gestor, Jayme e o tio do dirigente emedebista, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB).

O projeto de Geddel é que o primo “dobre” no município com o ex-prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), que é sobrinho de Eduardo e almeja uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Para isso, Rodrigo tem que romper a aliança com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) e apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Dessa forma, estaria assegurado também o apoio do próprio Eduardo ao sobrinho na próxima eleição.

Procurado pelo site, Geddel confirmou as conversas. “Está definido o apoio de Eduardo a Jayme, que será candidato a deputado federal pelo MDB e tem atuado fortemente para levar obras do governo do Estado e Itapetinga, como ocorreu neste final de semana. Sobre Rodrigo, seguimos conversando com ele e mostrando que o melhor caminho para ele ser candidato em 2026 deputado estadual é no MDB, onde tem uma eleição garantida. Mas para isso temos que estar todos no mesmo palanque, o de Jerônimo”, disse o cacique emedebista.

Geddel acompanhou a agenda de Jerônimo a Itapetinga no sábado (24), quando o governador, ao lado de Eduardo Hagge, de Jayme e sem a presença de Rodrigo, autorizou a licitação para o novo Hospital Regional de Itapetinga. O governador também assinou a ordem de serviço para o início das obras da Policlínica Regional de Saúde e inaugurou o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), além de entregar um ônibus escolar rural, uma retroescavadeira e equipamentos para o hospital e maternidade do município. O petista ainda assinou ordem de serviço para implantar sinalização luminosa no aeródromo e visitou a 53ª Exposição Agropecuária de Itapetinga.

Em 2024, Rodrigo apoiou a candidatura vitoriosa do tio ao Executivo municipal. Entretanto, o relacionamento entre os dois começou a azedar de vez quando Eduardo aderiu à base do governo do Estado logo após tomar posse, em uma articulação conduzida por Geddel.

Para evitar a “pecha” de traidor, o gestor de Itapetinga estaria disposto a apoiar a candidatura do sobrinho a deputado estadual, mas desde que no mesmo palanque do governador. Atualmente, além de desempenhar um papel de coordenação no escritório político de ACM Neto, Rodrigo Hagge também ocupa um cargo de alto salário na Limpurb, órgão de limpeza da istração do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União).

Nas redes sociais, Eduardo Hagge fez diversas publicações elogiando o governador antes, durante e a após a agenda em Itapetinga. “Foi, como o previsto, un dia histórico para Itapetinga. A comitiva de Jerônimo trouxe mais que políticos, troxe prosperidade”, escreveu.

Por sua vez, Jayme Vieira Lima, que comanda oficialmente o MDB baiano, é a principal aposta dos irmãos Vieira Lima para a disputa por uma cadeira na Câmara Federal em 2026. Após o escândalo envolvendo as malas de dinheiro que levaram à prisão de Geddel, a família deixou de ter um representante no Congresso Nacional. O último foi o atual presidente de honra do MDB, Lúcio, que não conseguiu a reeleição em 2018.

26 de maio de 2025, 13:24

Compartilhe: