Presidente do Supremo recebe homenagens em solenidade concorrida na Assembleia Legislativa da Bahia 5v3j28

Da Redação
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu nesta sexta-feira (23) a Comenda Dois de Julho e o título de cidadão baiano. A cerimônia foi realizada nesta tarde, na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. As honrarias foram propostas pela Mesa Diretora da Casa e pelo deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD), respectivamente.
“Recebemos hoje o ministro Barroso não apenas como convidado, mas como alguém que, a partir de agora, será chamado de filho, cidadão e irmão do povo baiano”, afirmou a presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos (PSD). Ela destacou que as homenagens reconhecem o compromisso democrático do ministro. “O Brasil viveu e ainda vive tempos sombrios, onde a mentira se travestiu de estratégia, a verdade é atacada, e a democracia, ameaçada”, lembrou Bastos, ao citar a tentativa de golpe de Estado que o Brasil enfrentou em 2022. “Foi nesses momentos que sua voz se destacou”.
“Como não tive a sorte de nascer na Bahia, precisei me tornar baiano. Mas isso é, de certa forma, mais valioso, porque nascer baiano é uma circunstância da vida, enquanto se tornar baiano é uma escolha. Fiquei muito feliz de ter sido escolhido”, disse Barroso ao agradecer a homenagem.
O ministro também falou sobre seu papel diante da defesa da democracia. “Eu vivo para servir ao Brasil da melhor forma que eu posso. Nem sempre a gente consegue fazer tudo o que quer nessa vida. Mas a gente não deve deixar de fazer o pouco que pode, por não poder fazer o muito que quer”, declarou.
Participaram da sessão especial o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Rezende, os senadores Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD), entre outros parlamentares e personalidades do ambiente político e jurídico. O secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão (PP), representou o prefeito Bruno Reis (União).