Press trip do Projeto Imagem visitará vinícolas do Vale do São Francisco no mês de junho – por José Falcón Lopes

Entre os dias 03 e 05 de junho, um grupo de jornalistas e influenciadores digitais do mundo dos vinhos irá participar de uma press trip do Projeto Imagem às vinícolas da Bahia e de Pernambuco localizadas no Vale do São Francisco. O projeto faz parte de um convênio firmado entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional para fortalecer a vitivinicultura brasileira.
A visita ao Vale do São Francisco será a quarta press trip do Projeto Imagem, que já percorreu os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Estão programadas press trips também para regiões vitivinícolas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
A assessoria do Projeto Imagem informa que toda a programação da press trip está sendo construída em parceria com o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf), associação privada e sem fins lucrativos que representa as nove vinícolas da região. Durante a imersão, os profissionais de comunicação irão visitar empreendimentos vitivinícolas, participar de experiências enogastronômicas e conhecer atrativos turísticos da região.
Este jornalista ficou muito honrado em receber o convite do Projeto Imagem para participar da press trip ao Vale do São Francisco e tem o compromisso de compartilhar com os leitores da Coluna VinhosBahia todos os detalhes desta incrível experiência de enoturismo no Nordeste.
Vale do São Francisco
A Indicação de Procedência Vale do São Francisco (IP-VSF) foi reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no ano de 2022. Ela é a primeira IP no mundo para vinhos finos e espumantes elaborados em zonas tropicais, além de ser a primeira do Brasil fora da região Sul.
Outra singularidade da IP-VSF é que ela é formada por cinco municípios distribuídos em dois estados nordestinos: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco; e Casa Nova e Curaçá na Bahia.
Diretor executivo do Vinhovasf e vice-diretor do Conselho Regulador IP-VSF, Rodrigo Fabian destaca o potencial da região. “Com apenas nove vinícolas, somos responsáveis por 15% da produção de vinhos no Brasil — um feito que revela a força e o potencial dessa região, ainda pouco conhecida por muitos brasileiros. É por esse motivo que estamos profundamente felizes e gratos ao Consevitis-RS e ao Sebrae Nacional por incluírem o Vale do São Francisco em uma iniciativa tão estratégica e transformadora quanto o Projeto Imagem”.
As nove vinícolas que fazem parte da IP-VSF são: Adega Bianchetti Tedesco, Vinícola Vinum Sancti Benedictus, Vinícola Terranova (Grupo Miolo), Vinícolas Terroir do São Francisco e Tropical Vitivinícola (Grupo Verano Brasil), Vinícola do Vale do São Francisco, Vinícola Zanrolenzi (Grupo Zanrolenzi Bebidas), Vitivinícola Quintas de São Braz (Grupo São Braz Bebidas) e Vitivinícola Santa Maria (Grupo Global Wines).
A Vinhovasf informa que, devido à extensão territorial e às diferenças entre as safras, os vinhos da IP-VSF apresentam características bem variadas. Os brancos variam de aromas florais leves a barricados com nuances de frutas tropicais e frutas de caroço. Os rosés possuem aromas tropicais diversos. Já os tintos são leves e jovens, chegando até os mais encorpados, aptos ao envelhecimento. Os espumantes também podem ser de jovens a maturados, de extra-brut a moscatéis.
As variedades brancas autorizadas para a elaboração dos vinhos comerciais na IP-VSF são Arinto, Chardonnay, Chenin Blanc, Fernão Pires, Moscato Canelli, Moscato Itália, Sauvignon Blanc, Verdejo e Viognier.
As castas tintas autorizadas para os vinhos comerciais da IP-VSF são Alicante Bouschet, Aragonês, Barbera, Cabernet Sauvignon, Egiodola, Grenache, Malbec, Merlot, Petit Verdot, Ruby Cabernet, Syrah, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional.
José Falcón Lopes é hispano-brasileiro e jornalista.
E-mail: [email protected]
Instagram: @VinhosBahia