Rapidinhas: O clima de velório e despedida no PP, o PDT de Jerônimo, Elmar tira nanico de ACM Neto e o barbudo na China c1h1i

Da Redação
Saída coletiva
O clima na bancada do PP na Assembleia Legislativa é de velório após a confirmação da federação entre o partido e o União Brasil. Parlamentares que fizeram história na legenda vencendo diversas eleições serão obrigados a trocar de sigla, pois desejam seguir na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao invés de serem forçados a apoiar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) em 2026. É o caso dos deputados Niltinho e Eduardo Sales. Ao lado de Hassan e de Antonio Henrique Júnior, eles pretendem migrar de forma conjunta para um novo endereço partidário quando houver janela. Resta saber quem vai aceitar esse movimento em bloco. Muita conta nessa hora!
Sem afobação
Já prefeitos importantes do PP baiano, a exemplo de Zé Cocá (Jequié) e Júnior Marabá (Luis Eduardo Magalhães), não têm pressa em tomar uma decisão sobre 2026. Embora estejam dialogando com Jerônimo, sobretudo o primeiro, eles só devem tomar uma decisão sobre quem irão apoiar para o Palácio de Ondina no ano que vem. Como dignos representantes do Centrão, devem ficar com quem estiver melhor politicamente para entrar na disputa. O governador leva vantagem por ter a máquina à disposição.
“Boquinha” da esposa
Por falar em PP, o deputado federal Mário Negromonte Júnior gravou, nesta segunda (28), os últimos comerciais como presidente da sigla na Bahia. Com a federação, a tendência é que o parlamentar deixe não só a presidência, o que deve ocorrer ainda este ano, mas também a legenda, na janela partidária de 2026. Isso porque, no “casamento” com o União Brasil, quem dará as cartas no Estado é ACM Neto. Mário Júnior deseja apoiar Jerônimo no próximo pleito de olho em emplacar a esposa Camila Vasquez, que é procuradora do Ministério Público de Contas, na vaga que será aberta no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com a aposentadoria do pai do parlamentar, Mário Negromonte, em junho.
Malas prontas
Quem está de malas prontas para deixar o PP, mesmo sendo oposição ao PT, é o vereador Sandro Filho, novato na Câmara Municipal de Salvador. A coluna recebeu informações de que o edil deve se tornar o primeiro vereador do Novo na capital baiana. Para evitar perder o mandato por infidelidade partidária, as conversas tem o aval de Bruno Reis e do presidente municipal do PP, Cacá Leão, secretário de Governo do Palácio Thomé de Souza. O Novo abriu mão de lançar candidatura própria em 2024 para apoiar a reeleição do prefeito.
Quórum alto
O quórum de lideranças do PDT do interior promete ser alto no encontro entre prefeitos e vices do partido com Jerônimo, nesta quarta (30), a partir das 8h, num hotel do bairro da Pituba, em Salvador. O anfitrião do evento será o presidente da sigla na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior. A ocasião antecede o encontro do governador com o ministro da Previdência e presidente nacional licenciado do ninho pedetista, Carlos Lupi, que desembarca na capital baiana nesta quinta-feira (01) para referendar a retomada da aliança com o PT no Estado.
Pedetistas de Bruno
Lupi também deve ter um encontro reservado com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e com a vice Ana Paula Matos, que é do PDT e não concorda com o movimento de adesão ao Palácio de Ondina. Mesmo com o apoio a Jerônimo, tanto Aninha quanto os quatro vereadores pedetistas da capital seguirão na base do chefe do Palácio Thomé de Souza e no campo político de ACM Neto, assim como o deputado federal Leo Prates e o deputado estadual Emerson Penalva, também da legenda capitaneada por Félix.
Novo dono
O ex-vereador de Salvador Adriano Meireles (PSDB) foi a Brasília nesta terça-feira (29) para assumir o comando do PRD na Bahia. Ele terá um encontro com o presidente nacional da legenda, Ovasco Resende, quando o martelo deve ser batido. Atualmente, a sigla é comandada no estado por Francisco Elde, que é chefe de gabinete de Bruno Reis. A articulação é feita pelo deputado federal Elmar Nascimento (União) e pelo deputado estadual Marcinho Oliveira (União).
Elmar leva
O PRD é muito mais importante hoje na Bahia pelo número que carrega, o 25, marcante nos tempos do carlismo, do que pelo tamanho. O partido só tem três prefeitos, todos ligados a Elmar e ao deputado estadual Júnior Nascimento (União), e algumas dezenas de vereadores, sendo dois em Salvador – Fábio Souza e Kênio Resende. Por conta justamente dos algarismos é que ACM Neto e Bruno Reis ainda tentaram segurar a legenda nanica, mas Elmar venceu a briga.
Barbudo na China
Como vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, o deputado baiano José Rocha (União) esteve na China, na semana ada, com o objetivo de, segundo ele, estreitar as relações comerciais entre o país asiático e o Brasil, o que é uma missão importante nesses tempos de guerra tarifária imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O parlamentar, no entanto, parece ter esquecido de levar uma gilete de barbear para dar um trato na aparência.
Fé em Lula
Num jantar ocorrido na semana ada na residência oficial da presidência da Câmara com líderes partidários da Casa, o presidente Lula (PT) garantiu que vai disputar a reeleição em 2026, mesmo com a queda de popularidade e o avançar da idade. Presente no encontro, o deputado baiano Antônio Brito (PSD) aplaudiu a decisão. A correligionários, o parlamentar demonstrou convicção de que o petista vai crescer nas pesquisas na medida em que investimentos e obras da União forem entregues, além da melhora do cenário econômico. A conferir!