Rio de Janeiro receberá exposição póstuma de Sebastião Salgado 233l3i

Da Redação
A Casa Firjan, no Rio de Janeiro, inaugura na próxima sexta-feira (30) a exposição “Trabalhadores”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra, que ficará aberta ao público até 21 de setembro, apresenta um acervo de 149 fotografias registradas entre 1986 e 1992. A entrada é gratuita, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30.
A curadoria e o design da exposição são assinados por Lélia Wanick Salgado, viúva do fotógrafo. Esta é a primeira exposição de Sebastião Salgado no Brasil após sua morte, ocorrida na semana ada. Em nota à Agência Brasil, a Casa Firjan expressou surpresa e comoção diante do falecimento.
“Fomos surpreendidos e ficamos profundamente entristecidos com a notícia da morte de Sebastião Salgado. Originalmente, nosso objetivo era celebrar a genialidade de Salgado em vida, mas agora essa exposição ganha um significado ainda mais profundo: uma homenagem a esse grande homem, profissional e ativista que deixou um legado incomparável para a arte e para a consciência social”, declarou a instituição.
Nascido em Minas Gerais, em 1944, Salgado iniciou sua carreira fotográfica em 1973, em Paris. Trabalhou para diversas agências de fotojornalismo antes de fundar, em 1994, junto com Lélia Wanick Salgado, a Amazonas Images, empresa voltada à produção e divulgação de seu trabalho. Ao longo da vida, fotografou em mais de 100 países, destacando-se pelo olhar sensível voltado a populações marginalizadas e pela transformação que promoveu no fotojornalismo e na fotografia documental.