Rodoviários e empresas de ônibus têm última audiência antes de possível greve em Salvador 321t2d

Da Redação
A última tentativa de acordo entre o Sindicato dos Rodoviários de Salvador e os representantes das empresas de ônibus acontece nesta quarta-feira (28), às 11h, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no bairro de Nazaré. A audiência busca evitar a paralisação da categoria, prevista para começar na quinta-feira (29), caso não haja consenso entre as partes.
Após a reunião, o resultado será levado à assembleia da categoria, marcada para as 15h do mesmo dia. Nela, os trabalhadores decidirão se deflagram ou não a greve. O movimento foi anunciado oficialmente por meio de edital publicado na segunda-feira (26), cumprindo o prazo legal de 72 horas antes de uma paralisação.
Segundo o diretor do sindicato, Fábio Primo, os rodoviários reivindicam reajuste salarial com reposição inflacionária e ganho real de 5%, licenças remuneradas, benefícios alimentares e instalação de banheiros femininos nos terminais de ônibus. A última rodada de negociação, mediada pela Superintendência Regional do Trabalho, ocorreu na quinta-feira (22), mas terminou sem avanços.
Em nota, o sindicato afirmou que manteve uma postura aberta ao diálogo durante todo o processo, mas não houve por parte das empresas qualquer proposta que atendesse minimamente às reivindicações da categoria.
Além da mobilização, o sindicato protocolou um dissídio coletivo na Justiça do Trabalho. O instrumento jurídico é utilizado para resolver imes entre trabalhadores e empregadores em conflitos de natureza coletiva.