domingo, 25 de maio de 2025 5y1n6b

Samir Xaud é eleito presidente da CBF em votação esvaziada 81a4w

Foto: Divulgação

Da Redação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu neste domingo (25) Samir Xaud como novo presidente, em pleito marcado pelo esvaziamento de parte significativa dos clubes da Série A. Xaud recebeu 46 votos — 26 de federações estaduais e 20 de clubes, sendo 10 da primeira divisão e 10 da Série B. O colégio eleitoral da entidade é formado por 67 membros.

A eleição ocorreu menos de dois meses após a aclamação unânime de Ednaldo Rodrigues, afastado após decisão do STF que anulou o acordo que o reconduziu ao cargo.

Entre as federações, apenas a Federação Paulista de Futebol, presidida por Reinaldo Carneiro Bastos, se ausentou. Do lado dos clubes da elite, marcaram presença Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória.

Da Série B, participaram Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.

A ausência de 21 clubes da Série A foi resultado de uma disputa por maior participação no processo eleitoral. Em março, 29 agremiações anunciaram apoio a Bastos como candidato, mas a candidatura não avançou por falta de apoio formal de cinco federações, conforme exige o estatuto da entidade.

Em protesto, clubes como Flamengo, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Internacional e Athletico-PR decidiram boicotar a eleição e am um manifesto conjunto em defesa de uma nova governança na CBF.

25 de maio de 2025, 12:30

Compartilhe: