Vereadora comenta aprovação de PEC que inclui guardas municipais no sistema de segurança pública: “Reconhecimento justo e necessário” 4z3p6i

Da redação
A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, celebrou a aprovação, no Senado Federal, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito no rol dos órgãos responsáveis pela segurança pública no Brasil. A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados.
Para Ireuda, a medida representa um o importante no reconhecimento do papel fundamental que as guardas municipais desempenham na proteção das cidades e na preservação da ordem pública. “Trata-se de um reconhecimento justo e necessário. Nossos guardas municipais têm atuado com coragem e responsabilidade, muitas vezes em condições desafiadoras, contribuindo diretamente para a segurança da população. A valorização dessas corporações é urgente e estratégica”, afirmou a republicana, criadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha no na GCM de Salvador.
A vereadora, que também é autora e defensora de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da atuação da Guarda Civil Municipal de Salvador, destacou ainda que a PEC abre caminho para maior clareza e valorização das atribuições desses profissionais. “Espero que a Câmara Federal avance com celeridade na aprovação definitiva dessa proposta. É fundamental que os municípios tenham a autonomia de aprimorar suas estruturas de segurança e oferecer melhores condições de trabalho para os seus agentes”, concluiu.